Como o Banco Central cria dinheiro? O que a Selic tem a ver com isso?

O Banco Central se utiliza de instrumentos de política monetária para criar moeda, existem alguns instrumentos, como a reserva de compulsório, a compra de títulos públicos e o mais importante e famosinho a taxa Selic.

 

A Selic é a taxa de juros paga pelo governo brasileiro sobre o título da dívida pública. Traduzindo, o governo emite um título da dívida pública brasileira e vende esse título, a taxa de juros paga ao detentor do título é a Selic.

 

Se você investe no tesouro direto, você está comprando títulos da dívida pública e está recebendo a taxa Selic como juros por emprestar seu dinheiro para o governo.

 

Uma das maneiras de aumentar a oferta de moeda, ou seja, de criar dinheiro na economia é o governo comprar os títulos públicos que vendeu. Por exemplo, você comprou títulos no valor de 3 mil reais, quando o governo compra esses 3 mil de você ele está injetando dinheiro novo na economia, portanto, está criando dinheiro.

 

A outra maneira de criar moeda é baixando a taxa Selic. Você pode não se lembrar, mas com certeza já ouviu a seguinte frase “Selic, a taxa básica de juros…”. Mas porquê ela é a básica e o que isso tem a ver com a criação de moeda?

 

Bom, vamos explicar porque ela é a taxa básica de juros. Imagine que você seja um banqueiro e um amigo te pede aquele dinheirinho suado que você acabou de guardar. Você sabe que se emprestar para o governo, ou seja, comprar título público, você vai receber com certeza e vai ganhar a taxa Selic sobre o valor emprestado. Digamos que a Selic seja 10% ao ano, você emprestaria para teu amigo por quanto? Por mais de 10% não é mesmo? Afinal, teu amigo pode não te pagar. E se a Selic sobe de 10% para 15%, por quanto você emprestaria para teu amigo agora? Por mais de 15%, não é?

 

A Selic é a base de das outras taxas de juros, pois os banqueiros vão pensar se emprestam para terceiros ou para o governo à taxa Selic, então só estão dispostos a emprestar, se as pessoas pagarem mais que a Selic, por isso ela é a taxa que baseia as outras taxas de juros da economia. Portanto, a taxa básica de juros.

 

Agora vamos voltar para a criação de dinheiro, como a Selic ajuda a criar dinheiro? Você percebeu que nos últimos meses está conseguindo dividir em menos parcelas as suas compras e se dividir em muitas parcelas tem juros? Se você percebeu isso, então já notou o efeito da Selic no dia a dia.

 

No último ano, a Selic aumentou e como explicamos, aumentaram também as demais taxas de juros. Se a taxa de juros aumenta, você tende a pagar suas comprar em menos vezes, vai diminuir a quantidade de dinheiro que pega emprestado, ou usar o cartão de crédito com mais cautela. Isso reduz a quantidade de dinheiro na economia.

 

Agora se a taxa de juros cai, a gente pega mais dinheiro emprestado, compra mais coisas e divide em um milhão de vezes, pois não tem juros, ou o juros é bem pequeno. Mais gente vai precisar de dinheiro para pagar essas compras ou por pegar empréstimo, isto é, aumenta a demanda por moeda, e o governo responde à essa demanda criando mais dinheiro. Nesse sentido, a taxa Selic é o termômetro de quanto dinheiro precisa colocar ou tirar da economia.

 

Referências

FROYEN, Richard. Macroeconomia. Saraiva Educação SA, 2017.

BLANCHARD, Olivier. Macroeconomia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

 

Como funciona a fabricação de dinheiro na Casa da moeda:  

Saque Crédito

Online

Oi, estou aqui para ajudar.
Me informe seus dados para começar:

Solicite agora

Fale agora com nossos atendentes!

Solicite agora

Esclareça dúvidas agora com nosso atendente!

Trabalhe conosco

Faça o seu pré-cadastro

Venha ser nosso parceiro

Faça o seu pré-cadastro

Solicite agora

Fale agora com nossos atendentes!

Saque Crédito

Online

 Fale com nossos consultores!